7 Conselhos para viver em Família

“Viver em uma família unida e saudável”. Este foi o desejo de muitas pessoas entrevistadas por uma agência de pesquisa de opinião, da cidade de S. Paulo. Numa outra pesquisa, esta feita nos EUA, com três mil famílias estáveis e unidas, os pesquisadores descobriram sete características comuns presentes nessas famílias.

1 – Apreciação mútua.
Famílias unidas e saudáveis cultivam a apreciação entre os seus membros. Então, o segredo para cultivar  uma saúde familiar é elogiar sempre. Nunca perder uma oportunidade para elogiar e enaltecer o cônjuge, os filhos, irmãos e pais.  “O princípio mais profundo da natureza humana é o anelo de ser apreciado”, escreveu William James.

2 – Capacidade para resolverem juntos os conflitos.
Os conflitos, em qualquer relação humana, são inevitáveis. A grande questão é saber identificar e resolvê-los de uma maneira em que todos saiam vencedores. Muitas vezes, famílias se tornam frágeis e problemáticas porque na resolução de um conflito, há perdedores e vencedores.

3 – Comunicação aberta.
Numa família unida, a comunicação é valorizada. Os assuntos são conversados sem tabus, os sentimentos são externados sem rancor. Não há acusações ou críticas. Os cônjuges sentem liberdade para exporem suas idéias e sentimentos. Pais conversam com os filhos livremente.

4 – Compromisso mútuo.
Numa família saudável, há um forte sentimento de compromisso entre os seus membros. Os cônjuges sentem-se compromissados pelo bem-estar e crescimento um do outro. Os pais sentem-se compromissados com o crescimento integral dos filhos e assim por diante.

5 – Dedicação de tempo.
Famílias unidas e competentes investem tempo e energia na construção e manutenção de um relacionamento construtivo. Os cônjuges conversam mais entre si, os pais brincam mais com os filhos, há  mais caminhadas de mãos dadas. Há quantidade e qualidade de dedicação de tempo.

6 – Compartilhamento de tradições.
Famílias saudáveis valorizam os almoços à mesa, as férias são momentos inesquecíveis, os aniversários, mesmo com simplicidade, são comemorados, os dias festivos são lembrados e vividos intensamente, a participação nos cultos torna-se importante. “Essas tradições, pequenas e grandes, são o que estreita os nossos laços, nos renova e nos dá uma identidade enquanto família”, diz  Stephen R. Covey

7 – Compartilhamento da fé.
Sabemos que, quando todos os membros de uma família compartilham a fé em Deus, têm a Bíblia como manual de vida e  partilham a fé em Jesus, como Salvador,  esta passa a ter totais condições de ser feliz e saudável.

Que cada um de nós seja responsável pelo cultivo dessas atitudes em nossas famílias. Fazendo isso, estaremos construindo, no novo milênio, famílias que sejam esteio e colunas da sociedade.

 

Autor desconhecido

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

Mature female student raising hand in class

Voltar a Estudar

Chegar à terceira idade significa ter todo o tempo do mundo para aprender e experimentar coisas novas. O passar dos...

IMG_6551

Farofa Vegetariana

INGREDIENTES: 1 xícara (chá) de abobrinha 1 xícara (chá) de cenoura ralada 1 xícara (chá) de salsão ½ xícara (chá)...

front-view-anxious-woman-couch

Você Sofre de Rigidez Emocional? Descubra Agora!

Você já ouviu falar de rigidez emocional? São aquelas pessoas que querem que tudo aconteça do jeito que desejam, da...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube