7 Conselhos para viver em Família

“Viver em uma família unida e saudável”. Este foi o desejo de muitas pessoas entrevistadas por uma agência de pesquisa de opinião, da cidade de S. Paulo. Numa outra pesquisa, esta feita nos EUA, com três mil famílias estáveis e unidas, os pesquisadores descobriram sete características comuns presentes nessas famílias.

1 – Apreciação mútua.
Famílias unidas e saudáveis cultivam a apreciação entre os seus membros. Então, o segredo para cultivar  uma saúde familiar é elogiar sempre. Nunca perder uma oportunidade para elogiar e enaltecer o cônjuge, os filhos, irmãos e pais.  “O princípio mais profundo da natureza humana é o anelo de ser apreciado”, escreveu William James.

2 – Capacidade para resolverem juntos os conflitos.
Os conflitos, em qualquer relação humana, são inevitáveis. A grande questão é saber identificar e resolvê-los de uma maneira em que todos saiam vencedores. Muitas vezes, famílias se tornam frágeis e problemáticas porque na resolução de um conflito, há perdedores e vencedores.

3 – Comunicação aberta.
Numa família unida, a comunicação é valorizada. Os assuntos são conversados sem tabus, os sentimentos são externados sem rancor. Não há acusações ou críticas. Os cônjuges sentem liberdade para exporem suas idéias e sentimentos. Pais conversam com os filhos livremente.

4 – Compromisso mútuo.
Numa família saudável, há um forte sentimento de compromisso entre os seus membros. Os cônjuges sentem-se compromissados pelo bem-estar e crescimento um do outro. Os pais sentem-se compromissados com o crescimento integral dos filhos e assim por diante.

5 – Dedicação de tempo.
Famílias unidas e competentes investem tempo e energia na construção e manutenção de um relacionamento construtivo. Os cônjuges conversam mais entre si, os pais brincam mais com os filhos, há  mais caminhadas de mãos dadas. Há quantidade e qualidade de dedicação de tempo.

6 – Compartilhamento de tradições.
Famílias saudáveis valorizam os almoços à mesa, as férias são momentos inesquecíveis, os aniversários, mesmo com simplicidade, são comemorados, os dias festivos são lembrados e vividos intensamente, a participação nos cultos torna-se importante. “Essas tradições, pequenas e grandes, são o que estreita os nossos laços, nos renova e nos dá uma identidade enquanto família”, diz  Stephen R. Covey

7 – Compartilhamento da fé.
Sabemos que, quando todos os membros de uma família compartilham a fé em Deus, têm a Bíblia como manual de vida e  partilham a fé em Jesus, como Salvador,  esta passa a ter totais condições de ser feliz e saudável.

Que cada um de nós seja responsável pelo cultivo dessas atitudes em nossas famílias. Fazendo isso, estaremos construindo, no novo milênio, famílias que sejam esteio e colunas da sociedade.

 

Autor desconhecido

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

businesswoman-adjusting-her-rear-view-car-mirror

Retrovisores

Você sabe o que é retrovisor? É aquele espelho que fica acima do vidro dianteiro do carro, além dos dois...

gostar

Gostar é tão fácil que ninguém aceita aprender

Tenho visto muito amor por aí. Amores mesmo, bravios, gigantescos, descomunais, profundos, sinceros, cheios de entrega, doação e dádiva, mas...

Ninguem

Ninguém

Ninguém pode dar aquilo que não possui. Para dar amor, você deve ter amor. Ninguém pode ensinar aquilo que não...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube