A gente se acostuma

“E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação na vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e prefeita vontade de Deus.” Rom. 12:2

Uma característica humana muito útil para enfrentar os reveses da vida é a adaptabilidade.

Nos adaptamos ao frio, ao calor se necessário. Nos acostumamos com o trânsito, as filas, as ausências, as perdas, as restrições e privações. A perda de um membro do corpo ou a mobilidade, a visão e outras perdas são superadas e nos acostumamos com a nova condição.

Mas há algo que sempre deve nos causar espanto – O pecado.

Segundo o dicionário Aurélio a palavra conformar significa: “Adquirir uma determinada forma, pôr-se em harmonia ou de acordo com. Adaptar-se, conciliar-se.”

Paulo, inspirado por Deus, está nos advertindo quanto ao perigo de adquirirmos a forma do mundo imerso em pecado, e quanto ao perigo de estarmos em harmonia com aquilo que nos afasta de Deus. E nos adverte a uma mudança de pensamento. O pensamento é o resultado das informações inseridas em nossa mente, principalmente através daquilo que vemos e ouvimos. Devemos dizer como o salmista: “Não porei coisa má diante dos meus olhos…” Sal. 101:3 ou como o profeta Isaias: “…o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de derramamento de sangue e fecha os seus olhos para não ver o mal.” Isa. 33:15

Satanás tem lutado com todas as forças para tirar nossa sensibilidade ao pecado nos expondo a violência extrema, a corrupção, a imoralidade etc., para que a gente se acostume e pense que não é nada demais.

“Todos devem vigiar os sentidos, do contrário Satanás alcançará vitória sobre eles; pois essas são as avenidas da alma. Deves tornar-te fiel sentinela de teus olhos, ouvidos e todos os sentidos, se quiseres dominar a mente e impedir que vãos e corruptos pensamentos te manchem a alma. Só o poder da graça pode realizar esta tão desejável obra. Satanás e seus anjos estão ativos, criando uma espécie de paralisia dos sentidos, de modo a não serem ouvidas as admoestações, advertências e repreensões, ou, se ouvidas, não terem efeito sobre o coração, transformando a vida.”  — L.A., 401.

O Povo de Israel tinha se acostumado no Egito. Os alimentos, os ídolos e até a escravidão haviam se tornado normal a eles. Quando saíram, tiveram até saudade do Egito. Não se acostume com o pecado! Ele é detestável!

Deus aborrece ao pecado! Vamos nos unir a Ele e tenhamos uma comunhão íntima e contínua para que o pecado seja sempre feio e aborrecível.

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

segurança1

Segurança da criança e do adolescente – Parte 1

Desde há algumas décadas identificou-se a extraordinária influência da mídia na vida de todos nós e, principalmente, na das crianças...

TV channel zapping

Os dez mandamentos do telespectador cristão

01. Amarás ao Senhor teu Deus acima de todos os desenhos, shows, jornais, piadas, novelas e filmes de televisão. 02....

jornalismo1

Jornalismo

Duração 08 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube