Adote uma Postura Crítica diante da TV

A discussão sobre a influência da televisão na formação dos valores infantis ainda é uma questão que preocupa, pois o universo de informações assimilado através das novelas, dos desenhos e programas infantis nem sempre é adequado à maturidade infantil.

Se não há um adulto por perto, que possa esclarecer essa realidade fragmentada que a TV apresenta, pontuando os exageros e as aberrações expostas, a compreensão por parte das crianças poderá gerar um entendimento pouco positivo sobre os comportamentos veiculados na programação.

Contudo, proibir que os filhos tenham contato com a TV não é a melhor atitude, mesmo porque tudo que é proibido desperta mais curiosidade ainda. Determinar o tempo que a TV pode ficar ligada é uma regra válida, pois isso imporá uma disciplina às atividades das crianças, que vão passar a preencher o tempo livre restante com outros tipos de entretenimentos. Não podemos esquecer que a TV gera uma acomodação, vivida inclusive por muitos adultos.

Também é importante fazermos uma seleção dos programas que costumamos assistir em família, pois nossos filhos seguem nossos exemplos e tendem a assimilar parte de nossos hábitos. Se ocupamos nosso tempo de lazer com abobrinhas televisivas, certamente estimulamos em nossas crianças o mesmo tipo de prazer.

Bons programas, que têm um conteúdo cultural ou informativo merecem estar na lista de nossos interesses. Porém, se o prazer dos pais está em ver novelas, seriados, filmes e programas de auditório, como não poderão proibir os filhos de estarem ali com eles, é fundamental adotarem uma atitude crítica diante dos acontecimentos mostrados na tela, conversando com as crianças sobre os contra valores transmitidos na programação.

Muitas vezes, a TV mostra posturas agressivas e egoístas dos personagens que aparecem nas novelas; expõem relacionamentos afetivos pouco satisfatórios, envolvendo amor, dinheiro, infidelidade e poder num jogo entre homens e mulheres; ou transmitem uma realidade social violenta que é amedrontadora para uma criança pouco amadurecida. Os pais podem observar esses recortes expostos na mídia, mostrando aos filhos o que pensam e o que consideram inadequado.

Por outro lado, seria muito satisfatório, se aos finais de semana, ao invés de ficarem sentados diante da TV, os pais motivassem toda a família para um passeio a um parque, a uma praça da cidade, a um museu; ou fossem ao cinema… Enfim, se usassem suas horas disponíveis para fazer uma troca saudável com os filhos.

Diante de tanta agitação moderna, o convívio familiar está cada vez mais reduzido. Pouco tempo é priorizado para se olhar os filhos, conversar com eles e saber o que estão pensando ou querendo para suas vidas… Pouco falamos de nós, de nossos sonhos… Pouco nos abraçamos…
E tudo isso é tão necessário para se estar feliz, que temos de tentar sair do lugar acomodado em que a TV nos coloca para redescobrir a fonte de prazer que é o contato humano.

Essa humanização torna-se uma prioridade neste novo milênio, se quisermos uma sociedade mais equilibrada e menos violenta. Invista na relação afetiva com seus filhos. Eles merecem e você também.

Ângela Vieira de Albuquerque Martins – Jornalista profissional, formada em Comunicação Social; Terapeuta Familiar, pós-graduada na PUC-SP, atua na orientação familiar, conduz a coluna De Olho na Criança (Jovem Pan FM).

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

Natal

Natal Ucraniano

“Glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem.” (Lucas 2:14)...

Ninguem

Ninguém

Ninguém pode dar aquilo que não possui. Para dar amor, você deve ter amor. Ninguém pode ensinar aquilo que não...

EngenhariaTelecomunicações

Engenharia de Telecomunicações

Duração 10 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube