A alegria natural nas relações humanas

A PNI (Psiconeuroimunologia), ciência que estuda o desempenho do nosso sistema imunológico, apresenta uma das conclusões mais animadoras para a nossa vida:

As pessoas são naturalmente alegres. E quando aprendem a recriar a sua alegria natural, tornam-se saudáveis, vivem mais tempo, resolvem suas dificuldades com mais facilidade e rapidez e têm produtividade mais alta do que as pessoas que permanecem tristes, fechadas e mal humoradas.

William James, filósofo e psicólogo famoso dos Estados Unidos, observou que podemos criar o estado de alegria natural, se praticarmos o riso constante de maneira consciente, principalmente quando estamos tristes.

Provocando conscientemente o riso, influenciamos a mente, que ao se alegrar, estimula o cérebro a liberar substancias benéficas, como as endorfinas, que estimulam o funcionamento do nosso sistema imunológico, amortecem as dores, favorecem o relaxamento e a oxigenação total, produzem bem estar e alegria natural de viver.

A alegria natural é a energia mais poderosa e necessária à pessoa humana. Equilibra nossos estados emocionais e físicos, amplia nossos sentimentos construtores (fé, boa vontade, compreensão, paz, paciência, coragem, bondade, etc…) e dilui nossos sentimentos destruidores (medo, preocupação, ansiedade, tristeza, insegurança, agressividade, indiferença, ciúme, vingança, ressentimentos, etc…), que inibem a ação do sistema imunológico.

Rir é o melhor remédio. As famosas Terapias do Riso, que curam sem remédios, estão fundamentadas nos poderes revitalizadores da alegria natural, que é recriada nas pessoas que estão tristes por qualquer motivo, através de atividades alegres praticadas durante 2 horas distribuídas durante o dia. São as Recreações. Ações que criam, de novo, nosso estado natural de alegria. (Re-crear-ação). As Recreações estão reunidas em 3 grupos:

• Atividades Religiosas. 40 minutos diários.

• Atividades Artísticas. 40 minutos diários.

• Atividades Esportivas. 40 minutos diários.

Já está comprovado que quando estamos naturalmente alegres, tudo o que fazemos dá certo. Conseguimos realizar nossas atividades com mais perfeição e rapidez. Nosso desempenho é mais rendoso, mais proveitoso, mais criativo, mais elaborador e mais realizador e somos pessoas com ótimas relações humanas.

 


Maria Luiza Marins Holtz – Pedagoga e Orientadora Educacional

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

Sem Título

Hoje é o dia

Hoje é o dia das mães. É o dia em que voltamos nosso pensamento e o nosso coração, de modo...

EuEVoce - couple-1209790

Eu e Você

21 de setembro de 2019. Um momento de reflexão sobre como Est. Engenho Novo, 37, Jdm. Belcaire, Realengo, RJ Você...

Pure de batata doce e cenoura

Puré de batata-doce e cenoura

Há algum tempo atrás fiz um purê que li uma receita que quando feita ficou uma delícia. Era do afamado...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube