DO 1º AO 3ºANO
O casal está apaixonado e mantém vida sexual intensa. Os dois são capazes de largar tudo para ficar um com o outro. Fazem planos para o futuro.
DO 3º AO 6º ANO
A paixão expira e o cônjuge começa a ser visto como realmente é: com defeitos e manias. A chegada do primeiro filho desvia a atenção da mulher e torna a vida sexual mais apática. É quando ocorre a maioria das separações.
DO 6º AO 10º ANO
Trata-se do período em que ocorre a famosa crise dos sete anos. As mágoas e os problemas mal resolvidos dos primeiros anos de casamento complicam-se com o crescimento dos filhos e as despesas maiores. É a fase em que a maioria dos homens e das mulheres descobre uma nova paixão.
DO 10º AO 15º ANO
A maioria dos casais se aproxima dos 40 anos. O sexo fica mais esparso, tanto pelo tédio da relação quanto pela queda natural de desejo sexual decorrente da idade. É comum o sentimento de que se perderam anos de vida numa relação amorosa exclusiva e frustrante.
DO 15º AO 25º ANO
O casal atinge a meia-idade e a vida sexual, já rarefeita, é prejudicada pela menopausa. O marido se interessa mais que nunca por mulheres mais jovens. Se ficarem juntos, não é muitas vezes por amor, mas por falta de ânimo em começar nova vida.
Dr. Adami A. Gabriel – Psicólogo e Pastor. Atualmente em doutoramento na “Texas School of Professional Psychology” at Argosy University/Dallas, USA http://planeta.terra.com.br/saude/Adami/