Astronomia

Duração

09 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres.

Atuação

Esqueça a figura do solitário que passa horas intermináveis observando estrelas pelo telescópio. O Astrônomo dos tempos modernos gasta a maior parte do seu tempo entre computadores e complicados cálculos matemáticos, tentando compreender as leis que regem o cosmo. Prima-irmã da Física, a Astronomia é uma carreira que exige estudos intensos e dedicação para entrar em um território que poucos têm o privilégio de conhecer: o mundo dos astros e estrelas.

Mercado de trabalho

Área restrita, mas promissora
O Brasil possui apenas um curso de graduação em Astronomia, o da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entretanto, várias universidades públicas oferecem pós-graduação, procurada por Físicos e matemáticos que pretendem seguir a carreira.

O mercado de trabalho do Astrônomo é bastante restrito, não só no Brasil, mas em praticamente todos os países do mundo – apesar de estar mais desenvolvido nos Estados Unidos, França, Alemanha e Inglaterra.

Um dos motivos para as poucas vagas na área é o custo altíssimo dos equipamentos, o que faz com que muitos observatórios de ponta sejam bancados por vários países em conjunto. É o caso dos projetos internacionais Soar – sigla de Southern Observatory for Astrophysical Research ou Observatório do Sul para Pesquisa AstroFísica – e Gemini, formados por consórcios dos quais o Brasil participa, que instalaram telescópios de última geração no Chile e no Havaí.
Se o mercado hoje não é muito promissor, as perspectivas a médio e longo prazo, entretanto, são animadoras.

A tendência é que esses projetos se multipliquem nos próximos dez ou 15 anos. A tecnologia de instrumentos astronômicos está se desenvolvendo rapidamente e vamos começar a ver coisas que não enxergávamos antes. Essas novas descobertas podem mexer com crenças arraigadas na humanidade, como a possibilidade de encontrarmos vida em outros lugares do universo, avisa Enos Picazzio, professor doutor e Astrônomo do Instituto de Astronomia, GeoFísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (USP).

A profissão ainda não é regulamentada, mas os Astrônomos brasileiros contam com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), uma associação fundada em 1974, que organiza um encontro anual em que são apresentados trabalhos e projetos. Nesse encontro também são discutidos assuntos de interesse da categoria e as tendências da Astronomia no Brasil e no mundo. A SAB conta hoje com aproximadamente 400 sócios.

Maiores informações

http://www.sr1.ufrj.br/CatGrad2002.pdf

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

Crianças

A importância do brincar

Levando em consideração que as crianças dedicam grande parte do seu tempo aos jogos e brincadeiras, cabe aos pais ou...

Conceptual image of female and male hands making up heart shape

Namoro. Quais os limites do relacionamento físico?

Até onde podemos ir no namoro? Quais os limites do relacionamento físico? Como lidar com impulsos sexuais e não desagradar...

Pensamento do dia 01

[sc_embed_player fileurl=”http://robertopassos.com.br/clickfamiliacombr/wp-content/uploads/2016/01/pensamento-001.mp3|http://www.cadadia.com.br/wp-content/uploads/2016/01/pensamento-001.ogg”]

...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube