Boa, gostosa e barata. A batata é um dos ingredientes mais utilizados em nossas receitas. Tanta popularidade se deve à versatilidade do tubérculo. Mas preste atenção na hora da compra, pois existem dezenas de tipos de batatas, com diferentes texturas e cores. Cada uma tem um modo de preparo, o que garante melhor aproveitamento de suas qualidades.
- A batata com polpa branca e farinhosa é ideal para fazer purê.
- A de polpa mais firme e cor amarelada fica deliciosa assada.
- Para fritar, prefira a batata holandesa.
- As pequenas são melhores para receitas que exigem casca, como as deliciosas batatinhas em conserva.
Além disso, é importante levar em conta o rendimento, que é variável. No forno, a batata chega a perder 25% do peso; frita, perde mais da metade; cozida, aumenta em 10%, devido à absorção de água; no purê o peso dobra.
Quanto ao valor nutricional, a batata é rica em carboidratos, vitaminas C e do complexo B e sais minerais, principalmente potássio.
Por ser pobre em proteína e gorduras, é um alimento de fácil digestão, recomendado para pessoas em dietas que exigem baixo teor de colesterol.
Muitas vezes apontada como vilã por quem quer controlar o peso, a batata é totalmente inocente: 100 gramas contêm apenas 80 calorias! Ou seja; preparada de modo light, sem molhos gordurosos, batata não engorda.