A beleza do infinito

Grande é o nosso SENHOR e de grande poder; o seu entendimento é infinito. Salmo 147:5 (ARC)

Infinito é um belo adjetivo com muitos significados. Na linguagem comum, indica algo que não tem início nem fim, que não possui limites. Porém, a maneira de entender a palavra depende de cada um. Para algumas tribos primitivas, o infinito era qualquer número maior do que três; para o fotógrafo, é o foco além de dez metros; para o pintor, é um ponto de fuga imaginário; para o matemático, é o número maior do que um número real; para o filósofo, é um símbolo da eter­nidade; para o teólogo, é uma expressão da divindade; para o profeta, é o sonho.

Ao que parece, o símbolo de infinito, um 8 deitado (), foi introduzido na lite­ratura matemática em 1655 pelo inglês John Wallis. O símbolo pode ter sido derivado do numeral etrusco para 1.000 (CIↄ) ou da letra ômega (ω), a última letra do alfabeto grego. No campo da matemática que estuda os conjuntos, o infinito é representado pela primeira letra do alfabeto hebraico, o aleph (α). O fato é que o símbolo descreve algo imensurável – como Deus e o que ele pode fazer por você.

Em algumas versões da Bíblia, a palavra “infinito” não aparece nenhuma vez; em outras, apenas três vezes. No entanto, sinônimos expressando o conceito são usados em muitos lugares. Além disso, usamos o termo em hinos e na literatura religiosa. “Nós te adoramos, Deus infinito”, cantamos. Ellen White usa o termo “infinito” para descrever, entre outras coisas, a essência de Deus, o poder divino, a mente de Deus, a sabedoria do Criador, o amor de Cristo e a vastidão do conhecimento a que os salvos terão acesso.

No verso de hoje, o salmista exalta o conhecimento divino infinito (em hebraico, en mispar, “sem número”, “inumerável”). Contudo, Deus é infinito de modo absoluto em seu ser e em todas as suas perfeições, pois seu conhecimento, seu poder, sua mobilidade e transcendência não têm medida. Deus sabe tudo, pode tudo, está presente em todos os lugares e está acima de tudo. Aqui os números, as quantida­des e as categorias entram em colapso. Você não pode colocar Deus numa caixa e medi-lo. Não dá para comprimir seu poder num tubo de ensaio e examiná-lo. Não é possível salvar seu conhecimento num arquivo de computador e pesquisá-lo.

A infinitude de Deus desperta duas reações: primeira, temos a certeza de que o Altíssimo “é capaz de fazer infinitamente mais do que tudo o que pedimos ou pensamos, de acordo com o seu poder que atua em nós” (Ef 3:20); segunda, nosso ser explode em louvor e adoração “ao Rei eterno, ao Deus único, imortal e invisível” (1Tm 1:17). Porque as bênçãos divinas são infinitas, seu coração pode se tranquilizar; porque Deus é infinito, sua boca não deve se silenciar.

 

Meditação Matinal 2016

Foto de Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

destinatio wending

Destination Wedding

Não são poucos os noivos que optam por um “destination wedding”, ou seja, querem se casar fora da cidade onde...

EncontroCasais-wedding-1770860

Encontro de Casais

5 de outubro de 2019 Momento de reflexão, intimidade e fortalecimento dos relacionamentos conjugais. Hotel do Bosque Rodovia BR 101,...

Andropausa

Andropausa

É a chamada crise do homem, um fenômeno de ordem psicossocial e cultural que ocorre a partir dos 45 ou...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube