“Sabemos que Deus faz com que todas as coisas concorram para o bem daqueles que o amam, dos que são chamados segundo o seu propósito”. (Romanos 8:28)
Esse versículo é muito citado quando enfrentamos adversidades. Mas muitas vezes deixamos de notar que versículo seguinte nos ajuda a compreender o que é o “bem” de que falo o versículo 28. O versículo 29 começa com a palavra “pois”, indicando tratar-se de uma continuação e amplificação do pensamento do versículo 28. Diz ele: “Pois os que conheceu por antecipação, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”.
O bem para o qual Deus opera em nossa vida é a conformidade à imagem do seu Filho. Portanto, esse bem não é necessariamente nosso conforto ou felicidade presentes, mas, sim, a conformidade a Cristo em medida sempre crescente para a eternidade.
Vemos essa mesma ideia em Hebreus 12:10: “Pois eles [nossos pais] nos disciplinaram durante pouco tempo, como bem lhes parecia, mas Deus nos disciplina para o nosso bem, para sermos participantes da sua santidade”. Compartilhar da santidade divina é expressão equivalente a ser conformado à semelhança de Cristo. Deus sabe com exatidão o que pretende que nos tornemos e sabe com exatidão que circunstâncias, boas e ruins, são necessárias para produzir esse resultado em nossa vida.
Se parar e pensar no assunto, você perceberá que a maioria dos traços de caráter piedosos só pode ser desenvolvida por meio da adversidade. Deus, em sua infinita sabedoria, sabe exatamente de que adversidade necessitamos para crescer mais e mais à semelhança do seu Filho.
Na adversidade estamos crescendo à semelhança de Cristo.
Elbem Cesar – É Contador Internacional, pela Universidade de Brasília, possui um blog de devocionais -www.elbemcesar.com, é amigo e colaborador do Cada Dia.