Petiscos vendidos na praia podem parecer uma boa saída para quem está de férias, com fome e sem vontade de ir pra cozinha. Mas cuidado com o calor, a má conservação e a falta de higiene dos alimentos. Basta uma mordida para que bactérias, vírus e microorganismos invadam o seu estômago. Se isso acontecer, pode dar adeus ao descanso, pois é diarréia na certa. E engana-se quem pensa que dor de barriga é bobagem. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a diarréia mata uma pessoa a cada dez segundos e é considerada uma das principias causadoras de mortes no mundo. A perda excessiva de água e eletrólitos (sódio, potássio, magnésio e cloro) pelas fezes ou vômitos pode durar até 14 dias. Por isso, se você não quer passar boa parte do verão entre quatro paredes, vai o alerta:
■ Alimentos expostos ao sol, principalmente carnes, peixes e maionese, são campeões em fazer vítimas, pois deterioram-se facilmente.
■ Fuja da água de torneira ou de bica se não tiver certeza de que é potável.
■ Se a barriga doer, procure o médico o mais rápido possível.
■ Já existem no mercado produtos com alta concentração de Lactobacillus Casei e Streptococus, que ajudam no reequilibro da flora intestinal sem agredi-la.
■Abuse da água de coco, pois, além de fresca e saudável, contém sais minerais e poucas calorias.
Reportagem