Depressão na 3ª idade

Conhecida como o mal da alma, a depressão é também uma das principais causas de transtornos mentais entre os idosos. Apesar de ser um sintoma comum a todas as fases da vida, na terceira idade o reconhecimento da doença é prejudicado devido ao preconceito e a dificuldade de obtenção de tratamento adequado.A depressão nos idosos, por exemplo, vem normalmente acompanhada de outros problemas físicos, o que acaba mascarando a doença. “Além disso, muitos familiares tendem a encarar a depressão como um fato normal nesta faixa etária”, explica a psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari.

Segundo a especialista, que também é pesquisadora, um dos agravantes dessa situação é que muitos médicos tendem a tratar somente os sintomas da depressão, esquecendo que para a cura é preciso o acompanhamento psicológico.

Prova disso, de acordo com ela, é que muitos dos pacientes que chegam a estado grave nos consultórios psicológicos já passaram pelos médicos e estão tomando antidepressivos. O problema é que a maior parte desses idosos não é informada claramente que estão vivenciando um quadro depressivo.

Estudo realizado no Brasil por pesquisadores do Departamento de Psicologia Médica da Universidade de Sidney e do Rozelle Hospital, na Austrália, constatou que aproximadamente 10% dos idosos entrevistados que apresentaram quadros depressivos necessitavam de intervenções clínicas. No entanto, mais da metade deles estava sem acompanhamento adequado.

Um dos aspectos mais preocupantes dessa situação é que a ausência de tratamento pode levar esses indivíduos à morte; seja por meio do suicídio ou pelo surgimento de doenças infecciosas, ataques cardíacos e derrames.

Causas

Limitação física, dificuldade de elaborar novos projetos de vida, falta de atividades que preencham o tempo disponível com a vinda da aposentadoria são alguns dos fatores que podem ocasionar a depressão na terceira idade. Contudo, os episódios que podem contribuir para o surgimento dos casos graves da doença estão relacionados, sobretudo, à morte de parentes e de amigos.

Esse tipo de situação leva as pessoas a constatarem que a sua morte pode estar próxima. “Diante disso, algumas delas começam a aproveitar melhor o tempo que lhes resta. Outras se deixam abater, e não conseguem formatar novas perspectivas de vida, explica a psicóloga Márcia Brandão”, especializada em saúde pública.

Caso extremo

Como exemplo, a psicóloga cita o caso do aposentado Amador Cortellini, de 68 anos, que em março, durante uma discussão, atirou no filho, Rodrigo, de 28 anos, viciado em cocaína e álcool. Deprimido, o aposentado começou a se negar a comer e precisou ser medicado com antidepressivos e remédios para dormir. Cortellini teve infecção generalizada e morreu 25 dias depois de ter assassinado seu filho. Esse foi um caso extremo, mas nos comprova que a dificuldade em lidar com a dor da perda pode ter consequências sérias para a saúde das pessoas.

 

A Tribuna de Santos – 01/05/2003

Olga Inês Tessari é Psicóloga e Psicoterapeuta, amiga e colaboradora do Cada Dia – www.ajudaemocional.com

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

young beautiful hispanic woman in painful expression holding hot water bottle against belly suffering menstrual period pain lying sad on home couch having tummy cramp in female health concept

Como tratar as cólicas menstruais

“A cólica menstrual é uma das principais queixas das mulheres nos consultórios ginecológicos, atingindo cerca da metade das mulheres em...

melhoramiog

O melhor amigo de seu filho

Se é bom para adultos, imagine para crianças. A companhia de um animal doméstico garante um rico aprendizado de vida...

idoso1-400x256

Amanhã, um maracujá

Quando nossos filhos começam a perguntar “de onde eu vim, papai?”, quase sempre encontramos uma saída na velha história da...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube