Design Gráfico

Duração

08 a 09 semestres de acordo com a instituição, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres

Atuação
O rótulo da lata de conserva, a capa do CD, o anúncio do sabão em pó têm algo em comum: a mão e a criatividade do designer gráfico. O profissional de programação visual reúne conhecimentos técnicos e talento artístico para criar a imagem de um produto, de uma empresa, de uma instituição.

Mercado de trabalho

O mercado de design gráfico está em expansão, principalmente, nas chamadas mídias complementares. Veículos de comunicação como emissoras de televisão, por exemplo, necessitam do apoio de material impresso, para divulgação de seus produtos e serviços; a propaganda eletrônica via internet, por sua vez, resulta em projetos de CD-ROM e DVD, e assim por diante. As oportunidades de trabalho para quem atua na área são muito diversificadas.

Graças ao computador, que permite ao designer executar praticamente sozinho todo o processo de criação, os profissionais, na maioria, passaram a atuar no mercado como autônomos. A contratação de profissionais, com carteira assinada, é restrita às empresas especializadas, como escritórios de design e produtoras de computação gráfica, e aquelas que não prescindem deste trabalho na sua rotina, como os portais e sites e a indústria editorial.

Segundo Giovanni Vannucchi, diretor da Associação de Designers Gráficos, os profissionais que trabalham como empregados ganham de R$ 1 mil a R$ 8 mil por mês, conforme o talento e a experiência na área. No caso dos autônomos, os ganhos dependem da constância com que o profissional realiza trabalhos e também do segmento econômico do cliente. Um capista de livro, por exemplo, pode receber R$ 800,00 pelo seu trabalho, enquanto um designer de embalagens não faz nada por menos de R$ 3 mil.

Esta disparidade de valores tem explicação. A área que hoje mais valoriza o design é, sem dúvida, a de embalagens, pois a concorrência nas gôndolas de um supermercado é certamente muita mais acirrada do que nas prateleiras de uma livraria, afirma Vannucchi. No supermercado, a embalagem tem um peso maior na decisão de compra do consumidor. Já a escolha de um livro depende mais de outros fatores do que propriamente da beleza da capa.

O designer gráfico Vicente Gil, proprietário de um escritório em São Paulo que leva o seu nome, lembra que a concorrência entre os escritórios também é muito acirrada. Ele conta que geralmente são os grandes que ficam com os melhores trabalhos do mercado. Isso sem contar que muitas empresas preferem trazer designers de outros países a contratar profissionais aqui, o que torna o mercado mais competitivo, afirma. De qualquer forma, ele acha que, do ponto de vista financeiro, ainda é mais vantajoso trabalhar como autônom

Maiores Informações

http://www.unijui.tche.br/roteirodecursos/design.html
http://www.feevale.br/frame.asp?strLink=
http://www.feevale.br/visuais.php

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

Escolhendo uma profissão

Todo jovem tem de tomar pelo menos duas grandes importantes decisões na vida. A escolha da profissão e a do...

O lar cristão

A morada dos justos Ele abençoa. Provérbios 3:33 Como adventistas, gostamos de lembrar que há duas instituições que vieram até...

Filhos: Como Educá-los?

Ensine a criança no caminho em que ela deve andar. Você como pai e mãe, precisa passar um modelo saudável...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube