Desvendando os segredos da comunicação

Você já deve ter ouvido falar de livros que abordam as diferenças entre homens e mulheres, um clássico do tema é “Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus”. Eu adoro trazer esse assunto à tona nos encontros de casais.

Hoje vamos explorar as formas que homens e mulheres usam para se comunicar! Preparem-se, porque a conversa vai ficar quente e muito importante e que muitas vezes chega a ser engraçado.

É importante ressaltar que não estou afirmando que um gênero é superior ao outro, de forma alguma! E também não vou generalizar que homens são de um jeito e mulheres de outro, pois existem casos em que as reações podem ser diferentes. O objetivo é explorar as diferentes formas de se expressar, reconhecendo que há variações individuais dentro desses grupos.

Está comprovado tanto pela ciência biológica quanto pela ciência do comportamento que homens e mulheres tem formas diferentes para comunicar. E podem apresentar desafios únicos de compreensão, especialmente devido as diferenças característica do sexo. Embora ainda não tenhamos um entendimento completo de como essas diferenças se manifestam.

 Estudos recentes incluindo mapeamentos cerebrais descobriu-se a área onde se encontra o centro da fala e da linguagem no cérebro, está localizado no hemisfério esquerdo, entretanto foi observado que nas mulheres além desta área também está localizada no hemisfério direito, proporcionando uma capacidade maior de falar e estruturar diálogos de forma mais rápida em comparação aos homens. 

Essas características entre homens e mulheres se apresentam desde que começam a falar. Meninas são mais precoces do que os meninos nesta área. Costumam se sair melhor nos testes de fluência verbal, na organização, na estrutura da complexidade das frases, na escuta e compreensão de material escrito e falado.

Por outro lado, os meninos demoram mais a falar e tem mais dificuldades para construir uma conversa estruturada, além de serem mais propensos a gaguejar e enfrentar dificuldades na escrita.

Esta habilidade faz com que as mulheres sejam extremamente detalhistas ao falar, construindo um relato mais rico e minucioso. Se você é mulher talvez esteja perguntando e isso não é bom? Bemmm

Com certeza uma narração mais detalhada rica em minúcias fica mais ampla e clara e é peculiar no universo feminino, uma forma de agradar e compartilhar, mas você está falando com um homem.  E ele não entendi assim, aí ele fica confuso, nervoso e impaciente.

Eu creio que em algum momento seu marido em algum dia tenha dito: “vá direto ao ponto!” “Fale logo o que aconteceu!”

Os rodeios e insinuações utilizados pelas mulheres podem resultar em uma linha de raciocínio fragmentada para os homens. Eles podem ter dificuldade em acompanhar as várias camadas de informação e contextos que estão sendo apresentados, o que pode levar à perda de foco na conversa.

Além disso, a forma de linguagem sugestiva, insinuações e indiretas utilizadas pelas mulheres pode ser um obstáculo para os homens em compreenderem as intenções e desejos subjacentes. 

Essas diferenças na forma de falar podem criar desafios de compreensão e frustração mútua. Os homens podem se sentir pressionados a decifrar as mensagens ocultas nas entrelinhas, enquanto as mulheres podem se sentir incompreendidas ou ignoradas quando seus desejos não são prontamente identificados.

Péricles Ramos
Terapeuta Familar

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

Close-up of athletic woman adding strawberries while making fruit salad in the kitchen.

Peito pra frente, barriga pra trás

Se você não está satisfeito com sua barriga, não adianta se queixar, nem se matar na ginástica, caso continue a...

dfb9261f6f0c74db

O sono da criança e seu desenvolvimento

Para as crianças, o sono é ainda mais importante do que para os adultos, uma vez que os hormônios do...

CuidadosParaDormir

Cuidados pra ter uma noite de sono perfeita

1. DURMA EM HORÁRIOS REGULARES O que nos faz ter sono à noite é o nosso tempo de vigília, ou...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube