A essência e a força do amor

Embora já se conheça a natureza humana, ainda bem agressiva em virtude do instinto animal presente, e os comportamentos que chocam a percepção de quem assiste às notícias de guerra, terrorismo, criminalidade e raiva descontrolada, vale a pena compreender o outro lado desta moeda: o amor. Ele pode ser entendido a partir de uma ótica interessante: a sua origem divina e o seu desenvolvimento no cotidiano.

Pensadores consagrados de diferentes épocas expuseram alguns pontos de vista a respeito da essência de Deus encontrada no ser humano. Tomás de Aquino (1225-1274) descreveu acerca da justiça como algo essencial e parte da natureza humana. René Descartes (1596-1650), relatou que: “A idéia de Deus está impressa no homem, como a marca do obreiro em sua obra”. E na bíblia, em Gênesis 1:26, lê-se claramente a intenção de o criador fazer o homem à sua imagem e semelhança. E, retratando o amor, em Romanos 5:8, encontra-se: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores”.

Refletir acerca da evolução necessária ao homem é estar ciente dos fatos naturais e imprescindíveis para que a natureza humana se aperfeiçoe. Contudo, abrir o coração para participar desta especial trajetória, ampliará as chances deste objetivo. O amor divino presente em todos nós precisa ser exercitado diariamente. Ele está sempre disponível para ser praticado em qualquer situação, desde que haja consciência a respeito de sua verdadeira força e do poder de transformação nele existente.

Uma boa forma de avançar nesta direção é saber que convivemos com os dois lados: ódio e amor. Todavia, cabe-nos administrar este eixo com pontos tão distintos. É como em Provérbios: 10:12 “O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões”. Na convivência familiar: tolerando, ensinando e exemplificando. Na vida profissional: respeitando, colaborando e amparando. Em diferentes situações, com pessoas estranhas: tendo paciência e compaixão, ouvindo-as etc. Mas isto é possível somente pelo exercício, cuja decorrência é a habilidade.

Lembrar que a essência de Deus está presente em nós, e que podemos acioná-la em nosso favor é bem motivador, além de elevar os sentimentos aos graus do bem-estar e da boa auto-estima. Quantas pessoas já se beneficiaram ao dar e receber o amor, transformando-se e colaborando na transformação do outro. Usar o poder do amor é uma meta a ser perseguida sempre. Leon Tolstoi bem define: “O verdadeiro amor não está nas palavras mas nas ações, e só o amor pode conferir-lhe a verdadeira sabedoria”. Esta força que provém de uma origem divina concede ao homem a ferramenta necessária ao bom convívio entre as criaturas. A força do amor está ai, use-a.

 

Armando Correa de Siqueira Neto – Psicólogo, consultor, conferencista e escritor. É mestre em Liderança. Amigo e colaborador do Cada Dia.

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

Studio isolated shot of doubting confused cute young redhead freckled female looking sideways, pursuing or pinching her lips, feeling uncertain and indetermined about exposing important information

Respostas a perguntas que não querem calar

O ânus foi projetado para o sexo? Por quê?  O nosso organismo foi criado por Deus em vários sistemas: circulatório,...

Sou

Sou

Sou apenas um pingo no universo, Sou nada misturada ao todo. Vivo por amor a vida, Não por amor a...

sexta_feira_santa

Aquela sexta feira

Outro Tipo de Rei Tornou Pilatos a entrar no pretório, chamou Jesus e perguntou-Lhe: És Tu o rei dos judeus?...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube