Falando com os Filhos sobre Dinheiro

O modo como cada um de nós lida com as finanças reflete nossas emoções, ambições, valores e sentimentos de autoestima. Não por acaso a vida financeira das pessoas conta quase tudo sobre o modo como elas veem a si e aos outros.

O fato é que construímos as bases de nossa relação com o dinheiro até por volta dos cinco anos de idade. Atitudes que funcionaram na infância e levaram-nos a conseguir os resultados desejados foram, em boa parte, os responsáveis pela formação da mentalidade financeira que temos hoje.

Não é difícil, por exemplo, reconhecer em adultos mimados, que se comportam como se o mundo inteiro lhes devesse os favores de repetidos empréstimos a fundos perdidos, traços egocêntricos da criança que cresceu sem que ninguém impusesse limites ao seus desejos. Evidente que nada é tão definitivo em relação à falta de jeito para lidar com as finanças que não se possa, no decorrer da vida, consertar e aprender. Mas o ideal é receber, ainda criança, educação em relação ao dinheiro.

O problema é que como parte do carrossel de malefícios alimentado pelo período de inflação, ficou a ausência de uma educação financeira sólida na formação de muitos de nós. E, porque não aprendemos, precisamos agora esforçarmo-nos em dobro para ensiná-la a nossos filhos.

Cássia D´Aquino – Bacharel em História com pós-graduação em Ciência Política. Criadora e coordenadora do Programa de Educação Financeira em diversas escolas em São Paulo. Criadora e coordenadora do website www.educfinanceira.com.br

Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

303890801-indignado-aburrimiento-malhumorado-preocupacion

A aposentadoria faz mal!

A ideia sobre aposentadoria, de considerável parcela da população, é a de ganhar sem fazer nada. Tal pensamento é parte...

ComportamentoAmorosowomen-4429402

Comportamento Amoroso

Todas as crises, mesmo as mais sofridas, são preciosas para nos mostrar novos caminhos e reformular a vida da maneira...

Familia

Encontro de Famílias

3 a 7 de outubro Toda família deve ser um refúgio seguro para estes momentos turbulentos em que vivemos. Podemos...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube