O que é prepúcio?
Prepúcio é a pele que cobre a parte final do pênis, também conhecida como cabeça ou glande. Quando o prepúcio estiver maduro, deve ser totalmente retrátil, de forma a permitir a exposição da glande. Sua função é permitir a proteção da parte mais sensível do pênis (a glande) e sua redundância provavelmente facilita a movimentação do corpo do pênis na vagina durante o ato sexual.
Como o prepúcio se desenvolve?
Com 6 meses de gestação o pênis já está completamente formado, incluindo o prepúcio. Ao nascimento é incomum a exposição da glande (apenas 4%), entretanto durante o decorrer dos 3 primeiros anos de vida, ocorre um processo de liberação da pele da glande, ao mesmo tempo em que ela fica mais maleável e elástica. Um estudo clássico acompanhou as crianças desde o nascimento até os 3 anos de idade e constatou que nesta idade 90% das crianças já tinham o prepúcio descolado e completamente retrátil.
O que é fimose?
Fimose é uma denominação derivada do grego e significa prepúcio estreitado e não retrátil na infância. O termo também descreve um processo cicatricial patológico na extremidade do prepúcio em crianças maiores e adultos. A fimose é então dividida em primária (do desenvolvimento ou fisiológica) e secundária (verdadeira ou patológica).
Quais os riscos da fimose?
A fimose pode ser uma condição benigna, mas em muitas vezes está associada a diversas complicações. Inicialmente a dificuldade de higienização do pênis facilita acúmulo de secreções gordurosas como o esmegma, caracterizando um odor desagradável pela colonização bacteriana. Os resíduos amoniacais da urina também contribuem para odor urinoso e dermatite persistente. Existem também evidências que relacionam condições de higiene precária do pênis com câncer deste órgão.
A fimose pode dificultar a micção?
Nos casos mais graves de fimose é comum a chamada micção em dois tempos, na qual a urina sai pela uretra mas encontra um bolsão de prepúcio estreitado na sua extremidade. Observa-se assim um abaulamento da pele prepucial pela urina antes da saída da mesma deste bolsão na forma de jato afinado e sob alta pressão. A umidade do prepúcio freqüentemente favorece o crescimento de fungos e bactérias, o que pode facilitar as infecções urinárias.
O que é o esmegma?
O esmegma é a secreção gordurosa e esbranquiçada, que lembra o “queijo suíço” e trata-se da descamação de células do prepúcio interno e do produto das glândulas sebosas da região coronal. Estas glândulas são pequenas pápulas ou bolhas na circunferência da glande. Muitas vezes elas formam bolsões por baixo da pele prepucial, que os pais interpretam como pús. Na verdade elas contribuem para o descolamento do prepúcio da glande.
Existem outras patologias de prepúcio?
Além da fimose existem outras patologias do prepúcio que podem confundir o diagnóstico e portanto a conduta. É importante assim a avaliação médica e em casos duvidosos a opinião de um urologista pediátrico. Dentre estas destaca-se a hipospádia, pênis embutido, epispádia, linfedema peniano primário, anomalias de fusão penoscrotal.
Reportagem