A higienização adequada é muito importante para a preservação da saúde bucal e deve ser iniciada antes que os primeiros dentes apareçam na boca, ainda no bebê. Higienizar o boca do bebê com gaze umedecida após aleitamento materno ou uso de mamadeira e, principalmente, antes de dormir. Quando o primeiro dente aparece na boca, a higienização deve ser feita por meio de escovação.
O fio dental é necessário na higienização bucal, uma vez que limpa as regiões entre os dentes, abrangendo até a área que está sob a gengiva, onde a escova não tem acesso. É importante usá-lo corretamente, de forma delicada, para não ferir a gengiva. É importante que os pais controlem a escovação de seus filhos, sendo necessária a supervisão contínua.
A escovação deve ser feita às principais refeições e deve-se dar atenção especial à escovação noturna, pois, neste período, a ação bacteriana é mais intensa. Os resíduos alimentares que não forem removidos permanecerão muitas horas em contato com os dentes, favorecendo o desenvolvimento da cárie. A escovação da língua é necessária pois a mesma acumula resíduos alimentares, contribuindo para a deposição de bactérias.
O flúor é um elemento químico que previne e impede a progressão da doença cárie, pois deixa a estrutura do dente mais resistente. O flúor pode ser usado de duas formas: por ingestão de água de abastecimento público ou através de aplicações locais, por meio da escovação, bochechos e aplicação tópica (indicada apenas pelo cirurgião-dentista).
Técnicas de higienização
- Com a escova levemente inclinada e direção a gengiva, faça movimentos circulares, limpando dente por dente.
- Escove o lado de dentro e o lado de fora de todos os dentes.
- Na parte de cima dos dentes, faça movimentos de vai e vem.
- No final, passe o fio dental, tomando cuidado para não machucar a gengiva.
Jornal Educar
Conselho Regional de Odontologia de São Paulo