Homens e mulheres à mesa

O equilíbrio na alimentação é uma receita que vale para pessoas de qualquer idade e sexo, em todos os casos, nutrientes como minerais, vitaminas, carboidratos e proteínas são indispensáveis para a prevenção de doenças e a manutenção da saúde de homens e mulheres. Em relação ao valor energético, atualmente recomenda-se que os adultos consumam até 2.000 mil calorias diárias.

 Existem, no entanto, particularidades relacionadas com massa muscular, gasto de energia, metabolismo e sistema hormonal que justificam dietas levemente diferente para homens e mulheres.

 Evidentemente, toda regra tem exceções, mas de modo geral os homens possuem mais músculos e menos massa gordurosa do que as mulheres. Os médicos também sugerem que os homens devem consumir mais tomate e derivados, que possuem licopeno, nutriente que ajuda a prevenir o câncer de próstata. Seguindo diretrizes gerais, a quantidade de calorias ingeridas diariamente pelos homens deve ser maior que a ingerida por mulheres, uma vez que, graças a diferenças metabólicas, o organismo masculino gasta uma quantidade maior de energia.

As mulheres, por sua vez, são mais propensas à osteoporose e devem adicionar à dieta uma quantidade maior de alimentos que contenham cálcio, eficaz contra essa doença. Devem, também, consumir alimentos ricos em ferro, nutriente que atinge taxas mais baixas no período menstrual e cuja escassez poder provocar anemia e outros distúrbios. Portanto, quando uma mulher resolve comer a mesma quantidade de alimentos calóricos que seus amigos, irmãos, namorados e maridos, as consequências serão diferentes: o que para eles é uma refeição básica para a manutenção da saúde, para uma mulher pode se transformar numa verdadeira bomba de caloria.

Durante a gravidez, acentuam-se os cuidados específicos com a alimentação, pois a futura mamãe precisa alimentar-se ainda melhor, para permanecer saudável e resistente às doenças e ainda nutrir o feto. Alimentos contendo proteínas, ferro e cálcio são importantes nessa fase. Da mesma forma, o consumo de fibras também é importante para ajudar no funcionamento dos intestinos.

O aumento de peso é inevitável durante a gravidez, mas não pode haver exagero. Espera-se que a mulher engorde de 8 a 12 quilos até o final da gestação – e que os perca alguns meses depois do parto.

 

Autor desconhecido

 

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

A pesca em Tiberíades.005

A pesca de 153 grande peixes

Pela terceira vez, após a sua ressurreição Jesus aparece a seus discípulos. Desta vez a beira do mar de Tiberíades...

Red_hearts_flower_full

Como surgiu o Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher, mas qual os motivos e razões que levaram a...

Estresse

O estresse que antecede o casamento

Em conversa com um amigo sobre os preparativos do seu casamento, percebi que ele estava muito confuso, nervoso e apreensivo....

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube