Oceanografia

Duração:
08 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres.

Atuação:
O oceanógrafo é o cientista dos mares. Ele atua na preservação da fauna e da flora marinhas, desenvolve técnicas para melhor aproveitamento dos recursos naturais e minerais, planeja a pesca e o cultivo de peixes e crustáceos, analisa a composição da água, suas interações com o clima e variações nas diversas profundidades. A pesquisa de novos recursos alimentares e de técnicas de controle da poluição dos oceanos e zonas costeiras também são de seu campo de interesse. Essa diversidade torna a oceanografia uma ciência multidisciplinar, que requer conhecimentos de áreas tão díspares quanto a física, a química, a matemática, a geologia e a biologia.

Mercado de trabalho:
A preservação ambiental é um dos campos que mais empregam oceanógrafos atualmente. Nessa área, ele pode atuar em grandes indústrias, gerenciando o controle ambiental ou prestando consultoria sobre os possíveis impactos de diferentes atividades. Há lugar também em universidades, institutos de pesquisa e nas reservas e parques destinados à preservação da biodiversidade marinha – como os projetos Tamar e Peixe-Boi, entre outros.

Berenice Gomes Gallo, oceanógrafa formada pela Fundação Universidade do Rio Grande do Sul (Furg), é coordenadora da regional São Paulo do Projeto Tamar, com sede em Ubatuba. Segundo ela, existe um mercado em expansão para o oceanógrafo na área de conservação ambiental. Pode-se trabalhar dentro das universidades, em órgãos governamentais como o Ibama, ou em ONGs criadas com o objetivo de cuidar de determinada área, espécie ou região.
O setor produtivo é outro empregador de oceanógrafos. Em um país como o Brasil, com uma costa extensa e rica, há grande potencial para atividades como a aqüicultura e a maricultura. A indústria da pesca está se modernizando e deixando para trás as práticas meramente extrativistas. Um bom exemplo é o cultivo de camarões no Nordeste brasileiro, para o qual a assessoria de ocenógrafos é indispensável.

Também na extração petrolífera, o oceanógrafo encontra colocação. Os impactos ambientais causados por derramamentos de óleo e acidentes com plataformas de petróleo suscitaram a necessidade e a importância de dispor desses profissionais trabalhando na prevenção e na solução de acidentes ambientais.

www.ufpa.br/cg/oceanografia.htm

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

Perseverar e Vigiar-5206090

Perseverar e Vigiar

Como a natureza humana é egoísta, nossas orações, são resultados das nossas necessidades. Mas existe outro tipo de oração, que...

۱۴ ه-.ش. - 1

10 Dicas para não casar com a pessoa errada

Com a taxa de divórcio acima de 50%, aparentemente pessoas demais estão cometendo um grave erro ao decidir com quem...

SopaFeijão soup-313759

Sopa de feijão

Uma sopa muito fácil de fazer utilizando um velho conhecido. Ingredientes: 3 xícaras (chá) de feijão cozido e temperado; 1...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube