Quem tem cabelo crespo ou cacheado sabe que ele exige muita atenção e cuidado. Hidratações semanais, tratamentos intensivos e produtos próprios para eles são muito importantes para que, a o invés d e rebeldes, tornem-se bonitos e macios.
DIFERENÇAS NA ESTRUTURA
Cabelos lisos exigem menos trato do que os crespos. Você sabe por quê? A estrutura desses dois tipos de cabelos é diferente. A oleosidade natural produzida pelo couro cabeludo não consegue atingir as pontas dos cabe- los encaracolados, que se tornam mais ressecados. Para
piorar a situação, os crespos não absorvem tão facilmente os produtos de tratamento quanto os lisos. Por isso, quando não recebem o cuidado adequado, eles tendem a ressecar e quebrar mais facilmente. Daí a necessidade de hidratação ser maior, mais intensa e freqüente.
SAÚDE DOS FIOS
Mesmo os cabelos muito crespos podem se manter
lindos e saudáveis quando bem cuidados. Em primeiro lugar, é fundamental assumir seu tipo de cabelo. “A moda de escova definitiva danifica em médio prazo os fios e é bastante tóxica porque contém formol, o que é proibido pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária)”, diz a dermatologista Cristina Laczynski, que também alerta para o perigo de abusar de secadores e chapinhas. Segundo ela, o calor intenso e constante dos aparelhos pode danificar os fios, tornado-os ressecados e opacos. O excesso de temperatura também pode desencadear o aparecimento da caspa, conhecida como dermatite seborréica.
A BELEZA COMEÇA PELA BOCA
A alimentação saudável é fundamental para a saúde dos cabelos. Como o fio é nutrido a partir do bulbo, que está na parte interna do couro cabeludo, ele precisa de todos os nutrientes edo oxigênio para manter-se saudável. Numa dieta equilibrada não devem faltar proteínas nem vegetais frescos. Beber no mínimo dois litros de água por dia também é indispensável para manter seus cabelos hidratados na medida certa.
TRATO NO VISUAL
Corte o cabelo periodicamente para remover as pontas ressecadas e evite prendê-los com elásticos ou fivelas duras. Esticar os cabelos para fazer rabos acaba quebrando os fios crespos, que, por si só, áj são bastante sensíveis.
O PRODUTO CERTO
De acordo com a cosmetóloga Sonia Corazza, é importantíssimo escolher corretamente o xampu, o condicionador, o finalizador e a máscara próprios para cabelos cacheados. Antes de comprar, estude cada componente que faz parte da formulação do produto. Você precisa saber se aquela substância é indicada para o tipo de cabelo. E tem mais: não é porque um produto foi bom para o cabelo da sua amiga que será bom para o seu.
Conheça alguns componentes que devem estar presentes em seu condicionador:
– óleos de origem vegetal, como as manteigas de karité, cupuaçu, manga e ilipê;
– óleos de abacate, avela e germe de trigo;
– a indispensável queratina, que reforça a estrutura e a composição natural do fio, assim como as ceramidas, que auxiliam no cuidado geral dos fios cacheados
TRATAMENTO EM CASA
Se o problema é tempo para ri ao cabeleireiro ou dinheiro, relaxe. Uma boa dica é fazer uma máscara hidratante tendo como base o iogurte natural integral. Junte um potinho de iogurte, uma colher (sopa) de mel e uma gema de ovo bem batida. Aplique no comprimento dos fios e deixe agir por 30 minutos, envolvendo o cabelo numa toalha. Depois lave bem a cabeça com um xampu indicado para o seu tipo de cabelo para retirar totalmente a máscara e o odor. Por fim, use um condicionador.
.
Fonte: Revista COOP