Atuação
Seja para vender mais refrigerantes de laranja para jovens ou para que a mensagem de um candidato a presidente alcance o público de forma mais eficaz, é preciso ser um técnico e ao mesmo tempo um artista. Conhecendo os dois lados dessa linguagem, os publicitários são responsáveis por encontrar o mais rápido caminho entre seu cliente e o público.
Mercado de trabalho
Experiência é a alma do negócio
Os profissionais de PP podem trabalhar em agências de propaganda e de pesquisa, órgãos públicos, empresas privadas ou estatais, setores industriais, comerciais, financeiros, educacionais, associativos, sindicais e de prestação de serviços, além de consultorias.
Áreas de atuação não faltam. Porém, como o número de formandos aumenta todo ano, com a criação de novos cursos superiores, o mercado tem dificuldade de absorver a todos. Por isso, os profissionais aconselham o estudante a começar a trabalhar o mais cedo possível em qualquer área ou cargo, para depois procurar se especializar nas atividades para as quais tiver maior aptidão. Surge assim uma curiosa relação, em que é necessário ter experiência para trabalhar e, ao mesmo tempo, trabalhar para ter essa experiência.
Em razão de sua grandeza populacional e de ser uma das maiores economias do mundo, o Brasil é filão para a PP. Tanto que nos últimos anos tem sido grande a expansão das multinacionais no setor.
Com passagens pela direção e áreas de planejamento e criação de agências como McCann Erickson e Esquire, Carlos Martins acredita que, entre os principais fatores de crescimento da demanda do mercado, estão a globalização da economia, que acirra a competição e força a um maior investimento em propaganda, e a expansão do setor de serviços. Numa perspectiva histórica, a concorrência pelos mercados sempre garantirá o futuro da publicidade, conclui Martins.
Mais informações
http://www.uva.br/cursos/graduacao/ics/Psicologia.htm
http://www.sr1.ufrj.br/CatGrad2002.pdf