Relações Internacionais

Duração:

08 semestres, conforme sugestão da unidade para o cumprimento do currículo pleno, sendo o prazo máximo de integralização 12 semestres.

Atuação:

Esta é a profissão do momento. O profissional de relações internacionais viu o seu campo de atuação crescer bastante nos últimos anos, abrangendo desde a moderação de negócios com empresas estrangeiras até a assessoria a prefeituras e governos que querem ampliar o intercâmbio com outros países. Em um mundo onde a globalização econômica, cultural e política é cada vez maior, o papel desse profissional só tende a aumentar.

Mercado de trabalho:

Profissão vive bem. Essa é uma área que está espalhando rapidamente os seus tentáculos nos mais diferentes campos de atuação. Os recém-formados encontram emprego em grandes escritórios de advocacia, em organizações não-governamentais (ONGs), em bancos, câmaras de comércio, exportadoras, prefeituras, jornais, agências de notícias e organismos internacionais como a Organização das Nações Unidas (ONU).

O boom da profissão é explicado por alguns motivos. Um deles é o desenvolvimento recente da área no Brasil, que começou a florescer a partir de 1995, quando foi fundado o curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Até então existia apenas a graduação na Universidade de Brasília (UnB), pioneira na formação de profissionais da área, cujo curso foi criado no início da década de 1980.

Além disso, o fechamento de acordos comerciais e a consolidação de blocos econômicos que envolvem vários países, como o Mercosul, a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e a União Européia, ampliaram a necessidade de profissionais qualificados nas últimas décadas.

Há ainda outro fator que ajuda a explicar o crescimento desse campo: os conflitos internacionais que têm acontecido desde o final da Guerra Fria e a natural necessidade de se estabelecer organismos representativos para mediá-los.

Dessa maneira, acontecimentos como as guerras do Kosovo, do Afeganistão e, mais recentemente, do Iraque, demandam ações diplomáticas e humanitárias que envolvem vários países, e não apenas aqueles que estão no centro dos conflitos. O profissional de relações internacionais pode ajudar a estabelecer as linhas dessas ações.

Em um mundo onde as fronteiras econômicas, culturais e políticas estão cada vez mais abertas, este profissional desponta como um analista das relações entre nações, que precisa dar respostas rápidas ao que acontece no mundo. Mais contemporâneo, impossível.

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

Andropausa

Andropausa

É a chamada crise do homem, um fenômeno de ordem psicossocial e cultural que ocorre a partir dos 45 ou...

iogurte

Iogurte Caseiro

Ingredientes 2 litros de água 400 gramas de leite em pó 1 copinho de iogurte natural Forma de fazer: Amorne...

AbraSeuCoração

Abra seu Coração para os Filhos

Eu estive olhando o livro Assuntos de Família, do Daniel Gotlieb, Editora Saraiva, e quero compartilhar algumas ideias que podem...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube