Sujou?

Há maneiras de resolver o problema, sem precisar sair em desabalada carreira para uma lavanderia.

  • Manchas de batom:  você tira esfregando no local um pouquinho de leite quente e sabão de coco. Quando a mancha sumir, lave a roupa com água pura. Essas manchas também são removidas molhando a parte manchada com água pura e, em seguida, aplicando um pouco de bicarbonato. Esfregue delicadamente até a mancha desaparecer por completo.
  • Bebidas alcóolicas: saem com éter. Enxágue com água.
  • Café:
    – Derramado na hora, melhor lavar imediatamente com água bem quente.
    – Manchas antigas são removidas esfregando uma pedra de gelo até sumir. Outra solução é esfregar um pano embebido numa mistura de álcool e vinagre branco. Depois, é só deixar secar.
  • Cerveja: é fácil retirar. Passe sobre elas um algodão embebido em álcool. Depois lave com água morna e sabão em pó.
  • Chá: Sujou a blusa com chá? Remova a mancha apenas
  • Chiclete: grudou? Então esfregue uma pedra de gelo pelo lado avesso do local onde estiver grudado. Ou, então, use uma clara de ovo, deixando secar um pouco antes de lavar o tecido.
  • Chocolate: o jeito é lavar o local com água quente e sabão até sair. Em tecidos de lã e algodão, aplique um pouco de glicerina e esfregue com algodão. Em seguida, retire a glicerina com outro algodão embebido em água morna.
  • Esmalte de unha: para remover observe primeiro se o tecido não é sintético. Caso seja de algodão, você pode usar acetona ou removedor de esmalte. Se o tecido for fino, passe água oxigenada e depois água e sabão.
  • Ferrugem: manchas de ferrugem devem ser removidas aplicando no local uma mistura de suco de limão e uma colherinha de bicarbonato.
  • Suor: tecidos com manchas de suor precisam ser deixados de molho numa solução de água salgada e depois lavados normalmente.
  • Tinta esferográfica pode ser removida do tecido esfregando-se o local com álcool puro ou canforado. Outra solução é usar laquê de cabelo e aplicar sobre a mancha até ela sumir. Deixe secar e, se preciso, repita a operação quantas vezes for preciso.

 

Sebastiana Quebra Galho (Nenzinha Machado Salles, Ed. Civilização Brasileira

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

7087

Cuidado com os excessos

Embora as pessoas reclamem com frequência daquilo que não possuem, existe outra questão que merece toda a nossa atenção: aquilo...

REvistaFeminina

Revistas femininas e reportagens sobre sexo. São reais?

Título original: As revistas femininas publicam cada vez mais reportagens sobre sexo. Mas são reais? Nos dias de hoje, cada...

MalEstar

Estudo revela impactos emocionais da dor crônica em mulheres

Após um ano de trabalho junto a 173 mulheres portadoras de dores crônicas, por meio do grupo de apoio psicológico...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube