TV – Ritmo frenético pode causar TDAH

Quando Dimitri Christakis percebeu o encantamento de seu filho de três meses de idade com a televisão, ficou pensando como isso poderia afetar seu desenvolvimento mental. Foi então que esse professor de pediatria da Universidade de Washington e sua equipe criaram um estudo para descobrir como isso acontece.

Eles perguntaram aos pais de 1.345 crianças quanto tempo seus filhos com idade de 1 a 3 anos passavam em frente à televisão, e quanto elas eram capazes de prestar atenção (com base em perguntas de um perfil de comportamento hiperativo) aos 7 anos.

O grupo descobriu que, a cada hora adicional de televisão que uma criança assistia por dia antes dos 4 anos, o risco de desenvolver problemas de atenção aos 7 anos aumentava em 9 %. Christakis acredita que o mecanismo que danifica a atenção pode ser o ritmo da televisão. Em contraste com os ritmos mais vagarosos da vida real, a televisão exibe rapidamente diferentes imagens.

A exposição a esse volume frenético de dados durante os primeiros anos de vida – período crítico para o desenvolvimento cerebral – pode condicionar a mente para esperar esse nível de estímulo, diz. Embora não comprovado, Christakis ressalta que os principais sintomas dos problemas de atenção relatados são consistentes com o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH).

 

http://www2.uol.com.br/vivermente/
Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

ConvitesVidaCasado

Pais, filhos e educação

Assista a Live – Educar filhos sempre foi um desafio. Como ensinar nossos filhos a verem além do que se...

EuEVoce - couple-1209790

Eu e Você

21 de setembro de 2019. Um momento de reflexão sobre como Est. Engenho Novo, 37, Jdm. Belcaire, Realengo, RJ Você...

BolinhoTangerina

Bolinho de tangerina

Ingredientes massa: 1/2 xícara (chá) de açúcar; 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo; 1/2 xícara (chá) de chocolate em...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube