Hoje mesmo, na cidade de Davi, nasceu o Salvador de vocês — o Messias, o Senhor! (Lucas 2:11)
Em primeiro lugar quero desejar a você boas festas em comunhão com seus familiares e amigos. Que possamos nos lembrar de que o Natal aconteceu porque Deus nos ama e quer nos salvar. Nesse dia Ele enviou seu filho para nascer e viver como homem, libertar as pessoas de seus pecados e dar-lhes a vida eterna.
O Natal não é dia de Papai Noel. O Natal foi o milagre mais maravilhoso de toda a história – muito mais maravilhoso que a ressurreição e até a criação do universo. “O fato de o Filho de Deus, infinito, onipresente e eterno tornar-se homem e unir-se para sempre a uma natureza humana, de modo que o Deus infinito se tornasse uma só pessoa com o homem finito, permanecerá pela eternidade como o mais profundo milagre e o mais profundo mistério em todo o universo”. (Wayne Grudem)
“O Natal só passou a ser atrelado à data de 25 de dezembro quando, por uma questão política, o imperador romano Constantino procurou resgatar a unidade religiosa do povo que governava e aproveitou a difusão do cristianismo para criar o Natal cristão. Além disso, a igreja institucionalizada por Constantino assimilou muitos costumes de outros povos que o império dominava, como conta Henry Bettenson em seu livro Documentos da Igreja Cristã.
Jesus não poderia ter nascido nesta data, pois em Israel é inverno e dificilmente pessoas peregrinam nesta época. “O nascimento de Jesus pode ser calculado assim: Zacarias exercia seu turno em julho (Lucas 1:5:8) por ser do turno de Abias, o oitavo turno do ano eclesiástico que começava em março (I Crônicas 24:10). Foi o mês da concepção de João Batista, (Lucas 1:23-24), que nasceu, pois, em abril do ano seguinte. Jesus nasceu seis meses mais tarde, (Lucas 1:26), portanto em plena Festa dos Tabernáculos.” (Russel Shedd)
Portanto, o Natal é um evento que deve ser espiritualmente comemorado, pois significa o nascimento do Rei dos reis. A data deve ser lembrada todos os dias, pois nela aconteceu o milagre mais maravilhoso da história da humanidade.
Que possamos aproveitar as festas e dar homenagem Àquele que realmente merece toda honra e glória – Jesus Cristo.
Elbem Cesar – É Contador Internacional, pela Universidade de Brasília, possui um blog de devocionais -www.elbemcesar.com, é amigo e colaborador do Cada Dia.