O que é Natal?

O que é Natal? Natal é um tempo de graça e benção, vem o Salvador, o Redentor da Humanidade. Nele está nossa esperança, nossos sonhos. Ele é nossa meta e nosso caminho. Tudo por Ele, com Ele e Nele se realiza. Caminhemos ao seu encontro com louvores e cânticos de alegria. Mas, onde Ele está? Uns dizem que Belém a cidade escolhida, outros nem sabem a direção, outros ainda nem ouviram falar dele!

Será uma realidade? Ou essa ideia ficou velha? Será que alguém está ocupando seu lugar? Olha, penso que sim! Olha, o “Papai Noel” está sendo adorado pelos quatros cantos do mundo. Onde tem um produto comerciável nestes tempos, lá está dependurado um “boneco com roupas vermelhas e brancas, nos mais esquisitos dos lugares. Uma figura quase sem história e representado apenas um mercado de lucro pelo lucro. Tem quem nunca ouviu falar de Jesus mas faz e promove festas Natalinas.

O Menino Deus está no meio de nós. Foram estas suas palavras fortes de significado e eternas: “eu estarei sempre convosco”. Este Menino nos chamou de Bem aventurados, Felizes. Não foi vocês que me escolheram, eu os escolhi. Eu vos amei primeiro. Permanecem em mim e eu permanecerei em vocês.
Natal é um tempo de olhar para o rosto do Menino Deus no irmão, e ao mesmo tempo fazer perguntas para si mesmo. Mas que perguntas? Que “sim” digo eu diante dos necessitados, dos que tem fome, dos cegos, dos surdos… dos doentes, dos velhinhos? A exemplo do Sim de Maria nosso “sim” precisa soar bem, florescer e frutificar na família e na comunidade. Disse Maria: “Eis a serva do Senhor, fazei de mim segundo a tua Palavra”. Colocar-se a disposição de Deus é a maior prova de amor aos irmãos. Colocar-se a disposição dos irmãos é a maior prova de amor a Deus.

Natal é fazer uma grande revisão de vida. Entrar no ritmo da conversão. Entrar no apelo de João Batista: convertei-vos, porque o Reino de Deus está próximo. Preparai os caminhos do Senhor. Mas que caminho? O caminho do coração e o caminho das mãos. Que caminho das mãos é esse? É simples! Estenda sua mão e ajude alguém a levantar-se. Estenda sua mão e indique o caminho. Aliás, seja você o caminho na direção do Menino Deus. Ele é o caminho.

Natal é um tempo de muitas arrumações e reformas. Muitas novidades. Muitas faxinas por dentro e por fora. Mas a original e fundamental faxina tem início no coração, na alma, no entendimento e em nossas energias gastas apenas em “hoby”.

Natal é um tempo de muitas luzes! É muitas mesmo! Milhares ou até milhões delas brilham, iluminam e encantam admiradores. Mas que pena! Elas estão todas do lado fora. Já imaginou uma só brilhar em teu coração! Uma só brilhar e até piscar em teus olhos!? Se uma luz brilhar no interior e te ferver por dentro, mexer com o ritmo da vida e acelerar teu pulsar; então é Natal em tua vida. O Menino Deus está aí, junto de ti. Isso é Natal!

Natal é reunir a família. Lembrar do Menino Deus. Dar um presente. Mas que presente? O presente é sua vida. Em primeiro lugar dê o que você é. Você é filho(a) de Deus. Você é uma marca sensível e visível de Deus no mundo. Então dê carinho, atenção, afeto e amor. Reparta tua fé, esperança e teus talentos. Em segundo lugar, dê presentes, reparta o que tu tens materialmente. Isso é Natal! Isso é Natal!

 

Autor desconhecido

Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

Cuidados com idoso

A pedido de uma leitora, compilei aqui diversas dicas e sugestões para tornar mais confortável e segura a vida do...

dfb9261f6f0c74db

O sono da criança e seu desenvolvimento

Para as crianças, o sono é ainda mais importante do que para os adultos, uma vez que os hormônios do...

PartilhaCasal

Partilha de Casais – Vila Kosmos

26 de maio de 2018 – 18:00h Momento de trocar experiências, revitalizar o casamento para enfrentar as dificuldades que assolam...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube