O sol do amor

Certa vez assisti ao nascer do sol. Foi uma experiência maravilhosa! Achei tão lindo que sempre que possível aproveito para assistir a este lindo espetáculo. Estávamos na praia e lá no horizonte surgiram os primeiros raios de luz. A impressão que tínhamos é que o grande astro nascia das águas. Foi realmente indescritível!

O sol, como aprendemos, é uma estrela de quinta grandeza. Todos os dias ele esquenta e ilumina a Terra com os seus raios. Se não fosse assim, este nosso planeta se transformaria em um enorme bloco de gelo e a vida desapareceria, pois sem a sua luz e sem o seu calor seria impossível à existência de seres vivos.

Apesar de toda a luz irradiada e do calor gerado, sempre haverá no período de um dia literal momentos de frio e escuridão advindos da noite. Será necessário que ele torne a brilhar, independente de todo calor e energia com que tenha iluminado no dia anterior. É essencial que ele brilhe novamente hoje, trazendo luz e energia.

Em nosso relacionamento, sempre haverá a necessidade de recomeço diário para que a vida a dois prossiga em harmonia.

O que fizemos ontem, a dedicação desprendida, o amor, os gestos de carinho e atenção servem para alicerçar, fundamentar o relacionamento, mas a fonte de energia deve brilhar diariamente. A energia de ontem ajudará a manter as reservas, mas é muito importante que hoje o processo seja reiniciado para que haja o equilíbrio harmônico.

O amor à semelhança do sol, precisa diariamente pairar sobre o casal. Ele traz a luz da dignidade pessoal, traz o calor do respeito mútuo, a vida da autoestima, elimina o mofo da indiferença, expulsa o frio do egoísmo e destrói os germes da insensibilidade; desta forma, somente desta forma, poderemos ter um relacionamento vitorioso.

Para chegar a este ponto é necessário cada dia recomeçar, cada dia iniciar todo o processo, para que os efeitos do desgaste da noite possam ser eliminados.

Quando o sol brilha, ele ilumina e renova a nossa fé e esperança nos dando a certeza de mais um dia. E faz de uma forma tão natural e espontânea, que por muitas vezes nem mais nos lembramos e nem ficamos mais admirados com sua majestade e grandeza.

É um grande erro, infelizmente muito comum, acreditar que não é necessário a renovação diária de todos os nossos atos, gestos e dedicação provenientes do amor. Achamos que agora que estamos casados tudo acontecerá de uma forma muito natural. Casamo-nos e nem mais agradecemos ou mesmo praticamos atos de carinho. Não lembramos dos atos e gestos grandiosos que só quem ama é capaz de dar. Achamos que o outro já sabe de tudo.

É preciso a cada manhã abrir o nosso coração com determinação de amar e perdoar, para que assim possamos ser também amados e perdoados.

Cada dia tem seu curso, mas o curso do sol é único, ele sempre estará lá. Quanto mais ele ilumina, menos escuridão, menos frio.

O respeito, a confiança, a compreensão, a valorização, a honra e a dignidade reunidas no amor têm esse curso único e expulsará com sua luz os problemas e frustrações. Permita que ele brilhe a cada manhã expulsando os problemas e fracassos.

Mesmo em dias nublados, escuros e frios, mesmo sem estar visível, ele (o sol) está brilhando, impedindo que você morra. O amor, mesmo em momentos difíceis, quando o relacionamento parece esfriar, quando a alegria a dois parece estar apagada, quando tudo parece estar perdido, ele brilha!

Acredite e espere pelo amor, mesmo que as nuvens escuras dos problemas possam querer dizer que não vale a pena continuar. Acredite no amor mesmo que a noite triste e fria de ressentimentos queira afirmar que nada irá mudar. Acredite no amor, assim como você pode acreditar que o sol brilhará amanhã, pois tanto o amor quanto o sol foram criados por Deus, e ele manterá os dois.

(E será mais fácil o sol deixar de brilhar que o amor acabar, porque Deus é eterno e Deus é amor)

Tenha fé em Deus e lute com coragem por seu casamento, tenha esperança no amor e supere com determinação as dificuldades. Enfrente os problemas mesmo quando eles parecem gigantes ou insolúveis.

Olhe com seu cônjuge para frente e logo você poderá ver os primeiros raios de um novo dia, trazendo novas esperanças, nova vida com vitórias e desafios também. Desta forma você vivenciará o verdadeiro espetáculo promovido pelo amor, vai perceber que os raios de um novo dia brilharão trazendo alegria e felicidade.

Péricles R. Ramos

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

melhoramiog

O melhor amigo de seu filho

Se é bom para adultos, imagine para crianças. A companhia de um animal doméstico garante um rico aprendizado de vida...

Dog-in-convertible-car-on-vacation-wide-i

Pet ao lado, perigo dobrado

É de parar o trânsito! Não tem quem não olhe um cachorro todo alegre pegando um ar na janela do...

familia vencedora

Família Vencedora

24 de fevereiro de 2018 Pedra de Guaratiba Rua Luiz Brunine Qd 171 Lot 07, Pedra de Guaratiba, Rio de...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube