A falta de condições ergonômicas adequadas no home office pode ser a causa de dores de cabeça, torcicolo, tendinite, bursite e outras condições associadas a Lesão por Esforço Repetitivo (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT). Isso é especialmente comum entre aqueles que improvisam estações de trabalho inadequadas, como a cama ou o sofá.
Muitos trabalhadores que foram para o home office durante a pandemia ainda não possuem os equipamentos corretos, como mesa e cadeira apropriadas, o que contribuiu para o aumento de doenças ocupacionais. Trabalhar com o computador no colo, por exemplo, pode causar flexão excessiva do pescoço e reduzir a circulação nas pernas, resultando em sobrecarga na coluna, braços e pernas.
Para evitar complicações, é essencial adotar uma postura correta: utilize uma cadeira ajustável para que seus joelhos fiquem em um ângulo de 90 graus, com os cotovelos apoiados e alinhados à mesa, além de garantir um bom apoio para as costas.
Os sintomas de LER e DORT incluem dor nos membros superiores, formigamento, dormência e fadiga muscular. O tratamento varia de acordo com o diagnóstico, mas pode envolver o uso de órteses, medicamentos para alívio da dor e fisioterapia. Em casos graves, o afastamento temporário do trabalho pode ser necessário.
Prevenção é Fundamental
Manter uma boa ergonomia e não deixar de lado a atividade física são passos essenciais para prevenir doenças ocupacionais no home office, especialmente em tempos de pandemia.
Image by freepik