Não é só uma questão de estética, mas de saúde.
O excesso de peso não é apenas um incômodo do ponto de vista estético. É um fator de complicação da saúde, aumentando o risco de doenças cardíacas, hipertensão, infarto e diabetes e diminuindo a expectativa de vida.
Devido a uma predisposição genética e hormonal, as mulheres têm uma tendência a acumular gordura nas coxas, culotes, abdômen e braços. A gordura localizada e a flacidez muscular têm um papel de desarmonia corporal tanto para mulheres quanto homens.
- Como se manifesta?
O excesso de gordura pode se manifestar de 3 formas: - Excesso de peso:
O peso está acima do normal. Se reflete de modo diferente dependendo da quantidade de músculo. - Excesso de Gordura:
O paciente tem uma proporção de gordura maior, quando comparado com os tecidos magros (músculo, órgãos e ossos), o que pode ocorrer com ou sem excesso de peso, isto é, mesmo pessoas magras podem ter excesso de gordura na sua composição. - Gordura Regionalizada:
Se caracteriza pela distribuição homogênea em certas regiões do corpo humano. Nas mulheres, o acumulo da gordura ocorre principalmente no quadril e nas coxas. Nos homens, na região do abdômen, formando os pneuzinhos. - Como se prevenir?
Além de seguir os tratamentos propostos personalizados para o seu caso, deve-se ter em mente que a persistência e a consciência de uma alimentação saudável são fundamentais para o sucesso da dieta e da perda de peso. - Quais são os tratamentos?
Uma avaliação médica inicial é necessária, onde é analisada a expectativa do indivíduo e suas necessidades. Após um exame físico minucioso, é estabelecido o grau de celulite, gordura localizada e flacidez. Só então são propostos os modernos tratamentos e as técnicas a serem utilizadas:
Accent: Trata-se de um aparelho de radiofreqüência (similar ao Thermacool), que emite radiação eletromagnética de alta freqüência (40,68 MHz), promovendo a melhora da celulite, gorduras localizadas e da flacidez. Também é recomendado para o rejuvenescimento da face (flacidez e elasticidade da pele).
Carboxiterapia: É uma técnica na qual o gás carbônico é injetado no tecido subcutâneo utilizando-se uma agulha muito fina, melhorando a circulação e oxigenação dos tecidos, promovendo o combate da celulite, gordura localizada e flacidez.
Mesoterapia: Micro-injeções da substância na derme e no tecido subcutâneo, onde a gordura se deposita, estimulando a ação de enzimas que degradam lipídeos. Nas células gordurosas, esta ação facilita a liberação da gordura de seu interior e dificulta o seu acúmulo.
Drenagem Linfática: Massagem suave com movimentos lentos e rítmicos que ajuda a eliminar líquidos retidos e toxinas. Melhora a circulação sangüínea e linfática, auxiliando o combate à celulite e à gordura localizada. É um tratamento complementar aos procedimentos médicos, não sendo eficaz se usado isoladamente.
Reeducação Alimentar: As mudanças nos hábitos alimentares, orientados por especialistas, também são importantes. A alimentação ideal deve fornecer os nutrientes necessários para a manutenção do bom estado nutricional.
Evitar a obesidade é um investimento em saúde
Autor desconhecido