Pequenos gestos que podem mudar o mundo!

Certo dia, saindo apressada de um supermercado em São Paulo, Anamaria Sobral, 47, segurava a mão do filho ainda pequeno. Foi quando sentiu um puxão na barra da calça. Assustada, olhou para baixo e viu uma senhora com a mão estendida. Na mistura de sobressalto e irritação, Anamaria, em tom ríspido, disse que não tinha nada para oferecer. A senhora, mantendo a expressão calma, respondeu: “não pode me dar nem um sorriso”?

“Fiquei muda, olhando nos olhos daquela senhora, até que caiu a ficha do quanto eu estava distantes das pessoas, sem paciência e sem tolerância”, relembra Anamaria. Depois desse episódio, sempre quando alguém lhe para na rua, ela olha nos olhos da pessoa e ouve com atenção. “Procuro responder da melhor forma e, sempre que possível, com um belo sorriso no rosto”, conta. Em tempos de sustentabilidade ouvimos muito a respeito de ações para promover um mundo melhor como reciclagem de lixo ou redução de emissão de gases tóxicos na atmosfera. Mas, pensemos: será que só esses fatores influenciam na construção de uma sociedade mais harmoniosa?

Segundo a consultora em relacionamentos autora do livro O poder da Gentileza, Rosana Braga, a chave para um mundo melhor está na gentileza. “Se nos comprometermos com essa atitude no sentido de ficarmos atentos, conscientes e dispostos a ajudar, certamente estaremos mudando o mundo”, diz. Pequenos gestos como não reagir diante da falta de paciência do outro ou respirar fundo antes de dar continuidade a uma discussão, por exemplo, podem até beneficiar a nossa saúde.

“Gentileza é uma expressão dos valores mais nobres de um ser humano”, afirma Rosana. De acordo com a especialista, a gentileza compreende toda e qualquer atitude que revele compaixão, desejo de conciliação e consciência de que precisamos uns dos outros para questões práticas, emocionais e espirituais.  A consultora acrescenta que quando passamos a construir ambientes mais harmoniosos por meio de atitudes gentis, nos tornamos mais aptos para encarar a vida de forma mais fluída, tranqüila e amigável. “Não há nada mais verdadeiro do que o mote Gentileza gera Gentileza. Do mesmo modo, podemos apostar: falta de Gentileza, gera falta de Gentileza. A decisão entre ser gentil e ser intolerante é de cada um”.

Rosana Braga – Jornalista, Escritora, Consultora e Palestrante é amiga e colaboradora do Cada Dia.

Picture of Pericles Ramos

Pericles Ramos

Olá, sou Pericles Ramos, sou Terapeuta Familiar e Palestrante na área da Família, formado em Filosofia e Teologia. Há 27 anos, escrevo artigos para sites e apresento programas em várias rádios.

Compartilhe nas mídias:

Comente o que achou:

Indicações de livros na Amazon

Ajude o Site da Família arcar a com seus custos,
comprando por meio de nossos links!

Outros Artigos

Seminário sticks-with-paper-hearts-clew

Seminários de Família: Unindo Laços, Construindo Lares

Nos dias 4, 11, 18 e 26 de abril, teremos uma programação especial e TOTALMENTE GRÁTIS com foco nos relacionamentos....

A cura da orelha de Malcon.004

A cura da orelha de Malco

A cura da orelha de Malco mostra o amor de Jesus até mesmo por aqueles que seria seu algoz. Jesus...

Meu amor não

Meu amor não pode fazer

Eu lhe dei a vida, mas não posso vivê-la por você. Eu posso mostrar-lhe caminhos, mas não posso estar neles...

Melhor Amigo grupo-de-animais-de-estimacao-posando-em-torno-de-um-border-collie-cachorro-gato-furao-coelho-passaro-peixe-roedor_191971-22249

O melhor amigo de seu filho

Se é bom para adultos, imagine para crianças. A companhia de um animal doméstico garante um rico aprendizado de vida...

Receba nossos conteúdos diretamente
no seu E-mail

Veja nossas Playlists no Youtube